Ganhe DINHEIRO trabalhando em casa!

domingo, 27 de janeiro de 2013

LUIZ GONZAGA NA PALMA DOS ANOS DE 1950

“Luiz Gonzaga – Crédito: Chico Albuquerque/Divulgação”
Foto retirada de http://www.joaoalberto.com/tag/luiz-gonzaga/
Acesso em 25/01/2013
Na campanha eleitoral de 1954, a quietude da provinciana Coreaú foi quebrada pela caravana da alegria. O inusitado evento, uma espécie de comício show, tinha como estrelas reluzentes o “Rei do Baião” e o “Doutor do Baião”, respectivamente, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, este candidato a deputado federal e aquele o sanfoneiro ícone do Brasil.
A antiga Palma estava em festa, dois grandes mitos da música brasileira de então se apresentavam na Praça da Matriz. O cenário era simples, porém altaneiro. Na carroceria de um caminhão, Luiz Lua Gonzaga tocava sua famosa sanfona e cantava um baião, o candidato Humberto Teixeira, advogado e compositor, cantarolava e discursava para o público adulto. Enquanto uma interessante figura, que dividia o palco com as luminosas estrelas, era admirada pela meninada. Tratava-se de um anão com seu ritmado pandeiro e dança brejeira.
No curso da pesquisa sobre as coisas e os fatos da Palma de ontem, nada escrito encontrei sobre esse importante momento. Todavia, no universo da história oral, ouvi muitos relatos acerca dessa graciosa visita. Tinha eu seis anos de idade, era tão criança, porque pequeno ainda sou, mas lembro-me desse alegre acontecimento ocasionado por essas três criaturas a procura de votos.
Destaco, por ser relevante, que nas sessões lítero-musicais do Grêmio Literário Padre Benedito do então Ginásio Nossa Senhora da Piedade, sempre uma música de Luiz Gonzaga fazia parte da programação.

Relembrar é viver, diz um velho proverbio. Nesses encontros culturais, as músicas do “Rei do Baião” mais cantadas eram: “No Meu Pé de Serra”, “Asa Branca” e “Juazeiro”.  Neste instante de recordação, registro com grande satisfação alguns versos das citadas páginas musicais: “Lá no meu pé de serra / Deixei ficar meu coração / Ai, que saudades tenho / Eu vou voltar pro meu sertão /...”; “Quando olhei a terra ardendo / Com a fogueira de São João / Eu perguntei a Deus do céu, ai / Por que tamanha judiação/...”; Juazeiro, juazeiro/ Me arresponda, por favor, / Juazeiro, velho amigo, / Onde anda o meu amor / ...”. (Versos retirados de: http://letras.mus.br/luiz-gonzaga/47081/; Acesso em 26/01/2013).

O Brasil inteiro tem homenageado o saudoso Luiz Gonzaga Nascimento, o Gonzagão, pelo centenário de sua natividade. A velha Palma presta, também, sua homenagem ao grande nordestino que elevou às alturas os ritmos do sertão.
Fortaleza, 26 de janeiro de 2013.
Leonardo Pildas

Via Blog Rm no Foco
Ganhe DINHEIRO trabalhando em casa!