Órgão recebeu reclamações por irregularidades no comércio eletrônico.
Principais delas foram falta de entrega do produto e ausência de resposta.
A Fundação Procon-SP divulgou nesta quarta-feira (28) uma lista com
mais de 200 sites que devem ser evitados pelo consumidor em compras pela
internet. As páginas não são recomendadas porque o órgão recebeu
reclamações por irregularidades na prática de comércio eletrônico.
A lista está disponível no site da Fundação Procon (clique aqui para acessar),
com endereço eletrônico em ordem alfabética, razão social da empresa e
número do CNPJ ou CPF. Os sites ainda foram classificados pelo órgão de
defesa do consumidor com as condições "fora do ar" ou "no ar".
De acordo com o Procon-SP, as principais reclamações dos consumidores
sobre as páginas não recomendadas são: falta de entrega do produto
adquirido pelo consumidor e ausência de resposta das empresas para a
solução do problema.
“Esses fornecedores virtuais não são localizados, inclusive no
rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial,
Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no
Brasil, o que inviabiliza a solução do problema apresentado pelo
consumidor”, diz o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, em
nota.
O diretor classifica como "preocupante" a proliferação desses endereços
eletrônicos mal- intencionados, que em alguns casos continuam no ar
lesando o consumidor. "Denunciamos os casos ao Departamento de Polícia e
Proteção a Pessoa (DPPC) e ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que
controla o registro de domínios no Brasil, mas, o mais importante é que o
consumidor consulte essa lista antes de fechar uma compra pela
internet, para evitar o prejuízo", ressalva, em nota.
DicasPara orientar o consumidor na hora de fazer compras pela internet, o Procon-SP elaborou uma cartilha, chamada "Guia de Comércio Eletrônico" (acesse aqui). No documento há dicas e cuidados que o consumidor deve ter ao comprar produtos ou contratar serviços online.
Entre elas estão procurar no site a identificação da loja, como razão
social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do
email. É preciso, ainda, redobrar os cuidados quando o site exibir como
forma de contato apenas um telefone celular. O Procon sugere que o
consumidor dê preferência a sites que tenham Sistema de Atendimento ao
Consumidor (SAC). Também é importante instalar programa de antivírus e
firewall no computador, sistema que impede a transmissão e recepção de
acessos nocivos ou não autorizados.
Fonte: G1